sábado, 13 de novembro de 2010

O DESABAFO DE UM ANCIÃO, por Apollo Natali . O CLARO: Solidariedade com um bravo cidadão

CELSO LUNGARETTI

O DESABAFO DE UM ANCIÃO


Apollo Natali é um dos melhores seres humanos que conheci no jornalismo e, quiçá, na vida.

Foi meu companheiro de redação na Agência Estado. E, quando já marchava para a aposentadoria, lá pelos seus 55 anos, tomou a temerária decisão de demitir-se para dar assistência ao pai, em seu final de vida.

O FGTS foi suficiente para bancar o quase um ano que ele passou cumprindo, em tempo integral, o dever de bom filho.

Quando o óbito ocorreu, já não havia emprego à sua espera na AE, nem em redação nenhuma.

Aceitou a adversidade e lutou contra ela, trabalhando até como pedreiro e mecânico.

De quebra, realizou (foto acima) o antigo sonho de obter um diploma de jornalismo -- que não lhe fora necessário para o exercício da profissão, pois nela já atuava quando o curso se tornou obrigatório para os ingressantes na carreira.

Mesmo sem esperança nenhuma de voltar à ativa, passou quatro anos nas Faculdades São Judas Tadeu e se graduou brilhantemente.

Então, é com tristeza que leio a crônica que me enviou, impregnada de um desencanto tão profundo como eu nunca o vira expressar.

Mas, já que ele me pediu, divulgo. Ao velho mestre, nada recuso, nunca.


PEDRAS NO CAMINHO: AS FIIIIIIIIIIIIIILAS!!!!!!!!!

Apollo Natali

Todos enfrentam essas tranqueiras nos caminhos dos cidadãos, as filas: nas lotéricas, supermercados, pontos e terminais de ônibus, aeroportos, bancos, postos de gasolina, no trânsito.

No inferno não, que lá não tem mais vagas. No INSS, noooooooooooooooooossa! Na Justiça, então, pelo amor de meus filhinhos!

Enfrento fila há 15 anos no INSS, por aposentadoria a que tenho direito, mesmo depois que o instituto confessou por escrito à Justiça Federal que perdeu minhas duas carteiras profissionais e mesmo depois de eu ter apresentado à Justiça recibos de salários de empresas onde trabalhei que comprovam 37 anos de tempo de serviço.

Fila de telefonemas ao meu advogado, que não atende, não quer falar comigo para me dizer onde estou na fila do meu processo. Nota 10 para ele em decoreba de leis e nota zero em humanidade.

Hoje, aos 75 anos, com náuseas de filas, conclamo: idosos na minha situação, venham também para a nossa derradeira fila, a de pegar senha para o cemitério, sem aposentadoria, sem respeito, sem dignidade, já sem amor pela Pátria, já sem vontade de entrar na fila para votar.


Celso Lungaretti é jornalista e escritor. http://naufrago-da-utopia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...