quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Eleições no Senado: Cristovam Buarque declara apoio a Tião Viana em carta aberta.

FONTE: BLOG DO SENADOR TIÃO VIANA - PT-AC

http://www.tiaoviana.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1123&Itemid=1

Cristovam Buarque declara apoio a Tião Viana em carta aberta

Meu caro Senador Tião:Fiquei feliz ao receber sua carta onde explica o compromisso de sua candidatura à Presidência do Senado.

Deveria ser uma praxe, todo candidato a presidente da Casa justificar a razão de sua candidatura, no lugar da tradição de ficarem apenas em conchavos, como se a votação fosse apenas um ritual para consolidar o que os líderes acertaram entre eles, sem qualquer relação com o que será feito nos dois anos do mandato e sem muito respeito a cada senador individualmente.


Sua carta consolidou em mim a opção já tomada antes de votar no seu nome.

Não por causa do seu partido ou do bloco político de que faz parte, mas porque seu nome significa uma absolutamente necessária renovação na nossa Casa.

Sua mais recente carta ao PSDB reafirma para mim que você é o nome que o Senado precisa.

O Senado e o país inteiro querem e precisam de uma renovação no Senado, como aliás representou no início o Senador Garibaldi.

Se a eleição fosse direta, por todos os eleitores brasileiros, certamente você seria eleito. Não há razão para abrir mão de nossa prerrogativa de votar com responsabilidade, os 81 senadores, mas é claro que devemos votar pensando o que é melhor para o País: neste momento, diante do desgaste sofrido pelo Congresso nos últimos anos, certamente é melhor para o País um presidente que o povo inteiro veja como um renovador.

Não voto pensando se vai ser melhor ou pior para o governo atual, mas se vai ser melhor ou pior para o funcionamento e a imagem do Senado nos próximos anos, o funcionamento da República e o futuro do Brasil.Renovação para mim nada tem a ver com idade.

Um renovador entre nós seria o Senador Pedro Simon, que deve ser o colega com mais idade entre todos nós, Darcy Ribeiro, Afonso Arinos, Juscelino tinham idade biológica e compromisso com a renovação.

Renovador para mim, é a cara de novidade em relação ao passado, tanto entre nós como na opinião pública; renovação é trazer para dentro do Senado a Pauta da Nação, os temas permanentes que temos deixado de lado seja pelo atropelo das Medidas Provisórias, seja pelos nossos próprios desencontros; renovação é a Independência do Senado, agir sem primeiro perguntar o que deseja o Palácio do Planalto; é sermos capazes de recuperar o espaço perdido, tanto para o Executivo quanto para o Judiciário, que têm nos transformado em um poder quase-irrisório nas grandes decisões nacionais; renovação é termos uma Agenda Diária que nos permita voltar a Parlamentar entre nós, e não apenas circularmos juntos por poucos minutos durante sessões plenárias; renovação é respeitar todas as forças, especialmente da oposição, sem jamais engavetar pedidos de CPI; obviamente renovação é compromisso firme com nossa Constituição sem aceitar a absurda idéia de um terceiro mandato; é submeter as Medidas Provisórias ao regulamento e não à vontade do executivo; é reerguer a imagem do Senado, que só virá se passarmos a imagem de independência e renovação.

Sua candidatura pode representar esta renovação que nós senadores precisamos e o povo inteiro espera.Por isto, votarei em você. E espero que um número suficiente de outros senadores façam o mesmo, garantindo sua eleição.

Cristovam Buarque (PDT-DF)

3 comentários:

O CLARO disse...

Vitória do ESpírito Santo, amém, 29 de janeiro de 2009.

Prezado Senador Tião Viana,

Caríssimo Cristovam, meu interlocutor amigo Senador e Senador amigo que tem sido muito frequente em mensagens pessoais para o bem do Povo BRasileiro e para a Soberania do Brasil,
Tudo bem?

Acertou Tião Viana ao propor uma carta sobre sua pretensão ao cargo de Presidente do Senado.

Grande e maior do que isso, creio, será quando um Parlamentar entregar à nação igual carta com suas pretensões, e não só aos seus pares, para podermos todos, numa Democracia Real, decidir para o bem do Senado Federal e por sua independência que se faz urgente, senão tardia.

Este País carece de uma ruptura com o arcaico e as velhas práticas oligárquicas e autoritárias de DITAR a política.

Líderes de Partidos decidem a pauta do que é ou não importante, em detrimento dos reais interesses do Povo Brasileiro, para quem trabalham e devem prestar contas.

Seria oportuno e necessário para o BRasil e para os BRasileiros uma Revolução dentro da Ordem, como ensinada pelo Mestre Florestan Fernandes.

Este é o encontro que desejava faz tempo!

Um EDUCACIONISTA e um SAUDECIONISTA, dentre outros objetivos, atributos e adjetivos que ambos perseguem.

Diante disso, reivindico por sentir que seria "Mais Grande" ainda que aos dois de fevereiro o Senado Federal consagrasse o jovem, sério e competente Senador Renato Casagrande para compor a mesa da Casa, de modo a fazer Justiça e reverenciar o ESpírito Santo, e o Povo deste estado em sua exata dimensão e posição na República.

Se o voto fosse direto, creio junto com Cristovam, que eleito seria o Senador Tião Viana, com Cristovam e Casagrande na mesa do Senado, para o bem do BRasil e dos Brasileiros!

Eis aí uma real possibilidade de o Senado decidir seu rumo e não perder sua importância num mundo carente de soluções para nossa espécie.

Que o Senado e os Senadores não fiquem a dormir em berço esplêndido!

Saudações cívicas,

Fernando Claro Dias
Cidadão Brasileiro, 53 anos, advogado "ficha limpa”.

Unknown disse...

Fernando Claro.

Recebi seu comentário no PlunkPlakZum e vim retribuir o prazer da visita. Querido, fiquei muito feliz pelas palavras, muito positivas e ao meu estilo. Fui Claro? rsrsrss A propósito, voce "põe-pra-quebrar" aqui também , não é? Gosto do seu estilo. Sou inspirado nessa liberdade de expressão! "Eita, nóis!" rsrsrs Abraços, querido!

isto não é uma imagem disse...

(escrevi resposta lá no blog!!)

Agradeço seu estímulo!!! vc é um cara raro!! sou Nadia prima de Celso!! grande abraço!! assim que eu botar este projeto adiante e estiver mais calma, prometo visitar sey extraordinário blog com a devida frequência diária!!! agradeço !! beijão

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...