terça-feira, 21 de abril de 2009

DAVID SENCER E A AMEAÇA DA GRIPE SUÍNA. OCLARO:Que tal adotarmos a Medicina Preventiva ?

DAVID SENCER E A AMEÇA DA GRIPE SUÍNA. OCLARO: Que tal adotarmos a Medicina Preventiva?

Em janeiro de 1976, uma pequena epidemia de gripe apareceu entre os recrutas do Exército no Fort Dix, em Nova Jersey. A maioria das vítimas tinha sido afetada com o vírus específico da gripe que tinha sido a principal causa da gripe humana desde 1968 – o vírus da gripe Victoria. Entretanto, quatro vítimas tinham sido infectadas como outro vírus – o da gripe suína. Pensava-se que esse vírus estava relacionado com o vírus causador da pandemia de 1918, que matou cerca de 20 milhões em todo o mundo e 500 mil nos Estados Unidos. Uma das quatro pessoas infectadas com esse novo vírus morreu.

“...”

Enquanto pensava na questão, Sencer podia contar com aconselhamento especializado, pois no momento da descoberta ele estava organizando uma reunião com o prestigioso Conselho Consultivo de Programas de Imunização para considerar a dimensão e a natureza da ameaça de gripe naquele ano. O conselho incluía todos os mais distintos e notáveis epidemiologistas e especialistas em gripe.

Os cientistas chegaram a uma conclusão alarmante acerca da ameaça representada pelo pequeno surto de gripe suína. Primeiro, o vírus da gripe suína de Fort Drix se relacionava de perto com o vírus que tinha matado milhões ao redor do mundo na virada do século. Segundo, como o vírus havia ficado adormecido por uma geração, não se podia contar com imunidade natural contra a doença. Terceiro, uma vez que sérias epidemias de gripe vinham ocorrendo aproximadamente a cada vinte anos, os Estados Unidos pareciam destinados a ter dentro de pouco tempo uma severa epidemia de gripe. Quarto, os cálculos rápidos revelaram que a capacidade dos fabricantes de vacinas, dos médicos que faziam inoculações e dos usuários dispostos a serem testados seria levada ao limeite para criar proteção adequada no momento em que surgisse a próxima onda de gripe. Estes fatos recomendavam uma ação imediata e decisiva. Como notou um dos membros do conselho:” Uma ação heróica terá logo de ser executada por alguém.”

No entanto, assim como no caso da Plark Plaza, Sencer tinha motivos institucionais ainda maiores para preferir uma ação imediata e decisiva. Para Sencer, a ameaça de uma severa epidemia de gripe criava uma oportunidade de acelerar a causa geral da medicina preventiva. Geralmente, no campo médico, os esforços preventivos sempre tendem a assumir a retaguarda do tratamento médico da doença. Sencer tinha a esperança de que a prevenção da gripe suína impulsionaria para a frente a causa da medicina preventiva. Enfim, Sencer tinha muitas razões para adotar uma ação efetiva. Porém, como ele podia mobilizar o país para a ação?


Trecho do livro: Criando Valor Público-Gestão Estratégica no Governo
PARTE II : CONSTRUINDO APOIO E LEGITIMIDADE
Autor: Mark H. Moore
Tradução: P.G. Vilas-Bôas Castro e Paula Vilas-Bâas Castro
Editora: Letras e Expressões
Ano: 2002

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...