quinta-feira, 14 de maio de 2009

HOLOCAUSTO: Médicos do Muncicípio de Vitória Entram Em Greve e Agravam Quadro Caótico da Saúde Pública no ESpírito Santo.

Editorial do www.http:oclaro.blogspot.com


http://www.folhavitoria.com.br/site/?target=noticia&cid=8&ch=eb2b8357db0c94eabbe416398a82a24b&nid=114622 /


Vitória, 14 de maio de 2009.


Caríssimas e Caríssimos, tudo bem?

Deu no Folha Vitória on line que os médicos do município de Vitória entraram em greve jogando precipício abaixo toda a comunidade de pacientes da Grande Vitória e entorno, ou seja, o que era ruim ficou pior e dramático!


As reivindicações são legítimas e justas, mas a greve deve ser a última das opções e a tendência histórica é a criminalização dos movimentos sociais.


Porém, há segmentos profissionais vitais e estes devem buscar todas as negociações e como último recurso desesperado a greve.


De início temos que saber se a greve é por melhoria das condições de trabalho, aumento de vencimentos, se tem, apenas, motivação política, por exemplo.

O quadro da Saúde Pública nos âmbitos nacional, estaduais e municipais é dos piores, caótico e genocida.

Os motivos são os mais variados.

Contribuem para que este flagelo se perpetue os gestores públicos, a classe médica e os demais agentes de saúde, os Conselhos Federais, Estaduais e Municipais de classes e categorias, os sindicatos, a classe política, os partidos políticos, a classe empresarial e os eleitores com exceção de Sua Excelência, O PACIENTE.

Médicos que se sujeitam a trabalhar em ambientes públicos de saúde sem a mínima condição de funcionamento e não denunciam publicamente tais condições, são profissionais despreparados ética e politicamente porque não acionaram seus sindicatos e Conselhos Regionais e Estaduais, e Ministérios Públicos Federal e Estadual, ou até mesmo a Força Policial.


Saúde Pública de péssima qualidade é CASO DE POLÍCIA, pois ela oportuniza OMISSÃO DE SOCORRO, PERICLITAÇÃO DA VIDA E OUTROS CRIMES!


A covardia consiste em deixar O PACIENTE-CONTRIBUINTE sem aquele rotineiro atendimento precário, indigno, desumano, degradante e aviltante.


Ora se as Unidades de Saúde e hospitais do SUS e demais instalações de saúde já não funcionam com 100% de eficácia e eficiência imaginem o pandemônio em que se transformarão diante da greve!

Podemos dizer, sem medo de errar, que rotineiramente a maioria das instalações físicas de saúde só funciona com 50% de produtividade e péssima prestação de serviços.


Logo, se o movimento decide pela greve e decide manter apenas 50% da classe trabalhando, chegamos a 0% de atendimento, 0% de produtividade e 0% em prestação de serviços. Isto significa na prática a prática do genocídio de pacientes. Crianças, jovens, adultos, idosos, excluídos, humilhados e ofendidos.


Prefeito, em tese, que se distancia dos trabalhadores e não se senta para negociar uma saída digna e responsável para o impasse é um deflagrador e principal causador de movimentos grevistas e promotor de um desvalor à adminsitração pública ofendendo o artigo 37 da constituição Federal sem prejuízo das legislações infraconstitucionais.


Profissionais de tão grandiosa relevância em razão da profissão que abraçaram deveriam tentar outros mecanismos de ação coletiva que não fosse a greve.


A sugestão para a legalidade do movimento é fácil e importa na transparência antes e durante a organização do movimento reivindicatório da classe e boa vontade em negociar por parte do gestor público, ambos visando o humanismo e os fins sociais de cada segmento profissional e os destinatários dos serviços, sob pena de responder cível, criminal e administrativamente.


De início organiza-se reunindo, no caso em concreto, um número significativo de médicos, recolhimento de assinaturas e suas reivindicações, e conclamação da sociedade para entender, compreender, para ter a chance de aderir ou aceitar o movimento ou de negá-lo, e simultaneamente através das lideranças, abrirem um canal de negociação com os agentes políticos municipais, estaduais e federal, bancadas de parlamentares para negociarem exaustivamente até chegar-se de forma responsável e madura na greve, como último recurso no caso de frustração das negociações.

A greve deflagrada hoje não tem um histórico, um calendário sobre as rodadas de negociações, ou seja, não sabemos quantos médicos estavam presentes às primeiras assembléias, quantas vezes os representantes sindicais fizeram negociações com o Prefeito e com a Câmara de Vereadores e outros agentes políticos e sociais acima elencados, e até que ponto houve resistência, irredutibilidade e intransigência por parte dos gestores públicos e demais autoridades.


De uma coisa sabemos. O PACIENTE já está pagando mais uma conta, seja com sua saúde ou com a própria vida.


Fernando, O CLARO

4 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

OI Fernando, é uma pena que a greve ainda seja um instrumento do trabalhador brasileiro para se fazer valorizar.
Um abraço

O CLARO disse...

Caro Wanderlei, tudo bem?

A greve deve continuar sendo um direito adquirido e inalienável do Trabalhador e protegido por clásusula pétrea.

Não podemos vulgarizar a greve enquanto arma legítima e legal do Trabalhadores, daí ser contrário da da deflagração da greve pela greve.

A greve dos médicos no ES ou em qualquer canto do País e do mundo deve ser a ultima das opções.

Antes disso o sistema de saúde deve ser colocado à prova, à execração pública e interpelado administrativa e judicialmente para que não se jogue na cara do Trabalhador a irresponsabilidade histórica dos Gestores Públicos coma Saúde Pública

Saudações socialistas com liberdade, justiça e transparência.

Abraço do Fernando, O Claro

Anônimo disse...

Olá,
Estamos te visitando para agradecer sua participação na Blogagem Coletiva "Em Defesa da Infância 2009"
Mas não se esqueça do Dia 25 de Maio - Dia Internacional da Criança Desaparecida - Segunda parte da blogagem - Alerta Amber Brasil! :)
Obrigada!
Editoras do Blog Diga Não À Erotização Infantil
http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com/

O CLARO disse...

Olá, tudo bem?

Estaremos com certeza com nossa indignAÇÃO dizendo NÃO aos criminosos ABUSADORES!

Saudações patrióticas,
Fernando, o Claro

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...