segunda-feira, 22 de junho de 2009

Hora de julgar a justiça , por Antonio Genelhu. O CLARO: O TJES sob intervenção federal e julgamento pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ.

Direto da Fonte do Conselho Federal da OAB - Brasília

http://www.oab.org.br/noticia.asp?id=17183

Artigo: Hora de julgar a justiça


Vitória (ES), 21/06/2009 - O artigo "Hora de julgar a justiça" é de autoria do presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Espírito Santo, Antonio Genelhu, e foi publicado na edição de hoje (21) do jornal A Gazeta (ES):
"Uma semana é pouco tempo para passar a limpo um Tribunal de Justiça atingido no peito pela Operação Naufrágio, mas é um período suficiente para tirar muita poeira que ainda pode estar debaixo do tapete. Primeiro porque os juízes do CNJ que desembarcarão no Estado fiscalizarão de atos administrativos a congestionamento processual.

Segundo porque, na audiência pública marcada para quinta-feira, tudo pode acontecer. Basta se inscrever, levantar a mão e lançar queixas no ar. Não se trata de um tribunal de inquisição, mas, de certa forma, o Judiciário estará do outro lado da mesa, na incômoda posição de quem senta no banco dos réus.

Presidente em exercício do TJES, o desembargador Álvaro Bouguignon avalia que, se não há nada a esconder, qual o problema de um grupo de aperfeiçoamento passar um pente-fino nas ações da Justiça? Nenhum.

Ocorre que, embora sucessivas demonstrações de tentativa de aperfeiçoamento tenham sido apresentadas nos últimos meses, é a primeira vez que a roupa suja será lavada em público.

"Os problemas não são criação nossa. O CNJ tem tentado resolver isso pelo país afora", assinala Bourguignon.

Fazendo uma autocrítica, o desembargador antecipa as possíveis falhas que serão encontradas na estrutura do TJES. Uma delas é o excessivo número de cargos comissionados, uma prática que, na opinião dele, contribui para a pouca eficiência administrativa.

Outra é a inexistência de um sistema eletrônico de controle de freqüência dos servidores. A exigência de permanência do juiz em comarcas do interior nem sempre é cumprida à risca no Estado e pode ser avaliada.

Bourguignon garante que medidas estão sendo adotadas para corrigir essas e outras deficiências, e esclarece que nem só de problemas vive o TJES: "Estamos inteiramente informatizados e temos uma rigorosa legislação antinepotismo". Mas quem vai colocar os prós e contras na balança é o CNJ.

Presos como animais Por que não agiram antes?

Não se pode dizer que o governo do Estado foi pego de surpresa com a crise do sistema prisional e o pedido de intervenção federal no Estado.

Desde 2001, dezenas de notificações foram feitas pela Vara de Execuções Penais dando o exato retrato do caos. Em 2006, houve a interdição da Casa de Custódia de Viana, na época em que o juiz Carlos Eduardo Ribeiro Lemos (foto) ainda era o responsável por essa área - depois ele foi afastado das funções e hoje é o presidente da Comissão Nacional de Apoio às Penas Alternativas.

Na época, a interdição na Cascuv foi revogada pelo TJES. Agora, sob pressão do CNJ, mutirões carcerários e novas interdições surgiram. E foi preciso que o Estado recebesse uma ordem judicial para fazer o básico: a limpeza das unidades prisionais. No vídeo que o CNJ gravou em Novo Horizonte, Serra, há relatos de que havia mais de 20 ratos entrando e saindo dos contêineres.

Esse é o lado B do Espírito Santo.

O Poder Judiciário está escancarado para receber críticas e sugestões.

9 comentários:

Eliane Jany Barbanti disse...

Olá agredeço sua visita e por tornar-se meu seguidor.
Volte sempre!!!Tb gostei do seu blog.
Abs.
Eliane

O CLARO disse...

“Um governo estadual ótimo na teoria..., por Fernando, O Claro

Em “Caminhada de Travessia – Os Primeiros Passos do Novo Governo do Espírito Santo”, livro publicado no ano de 2003, início deste Governo que está prestes a concluir seu 2º mandato - publicado pela Superintendência de Comunicação do Governo do ES, e que traz todos os objetivos do Governo Estadual em seu Plano Estratégico – Gestão 2003-2006 - somos convidados a conhecer, e inclinados a acreditar nas metas tão bem planejadas pelo Governo traduzidas pelo Provérbio Chinês: “Uma caminhada de dez mil passos se inicia pelo primeiro”.

À pagina 34 encontramos:

Eixos Estratégicos de Ação

1- Segurança Pública – Produzir melhorias, imediatas e a médio prazo, na segurança pública. Os principais objetivos são:

- cumprir com eficácia a missão de combate ao crime organizado;
- reduzir de forma significativa os índices de violência;
- dar um salto qualitativo na capacitação dos recursos humanos da área de segurança pública;
- reestruturar a Organização da Secretaria de Estado da Segurança Pública; e
- reestruturar e modernizar o sistema penitenciário.

À página 38, em complemento, e no que tange ao setor de segurança pública, encontramos o seguinte:

• Aprofundar a integração entre as instituições públicas federais, estaduais e municipais e a comunidade no combate à criminalidade;
• Apresentar resultados visíveis nas ações para desarticular o crime organizado, especialmente no que tange à corrupção, ao tráfico de entorpecentes e ao roubo de cargas;
• Reduzir substancialmente os indicadores de violência, principalmente os índices de homicídios no Estado;
• Transferir os presos das delegacias para o sistema prisional;
• Realizar em grande escala o desarmamento da população;
• ...;
• Implantar um programa integrado para atender adolescentes e jovens em situação de risco social;
• ...”.

O Claro

Elaine Siderlí disse...

Querido, é sempre um prazer vir te visitar e colher as informaçõs que sempre tens a passar.
Um bom domingo a vc.

bjus.


Elaine Siderlí.

Úrsula Avner disse...

Caro escritor, fico feliz que tenha se interessado em acompanhar meus blogs de poesias e citações e lhe agradeço pelo carinho. Já estou seguindo muitos blogs e temo não ter tempo para dar atenção a todos, além de me restringir a acompanhar blogs que tratem do tema poesia, mas virei visitá-lo oportunamente. Mais uma vez, obrigada por seu carinho. Um abraço.

O CLARO disse...

Caríssma Eliane, tudo bem?

Grato pela visita.

Eu tabmbém gostei muito do seu blog.

Saudações,

O Claro

O CLARO disse...

Prezada Elaine, tudo bem?

Volte sempre que desejar, pois de minha parte, sempre que eu puder, visitarei seu espaço.

AbraçOClaro

O CLARO disse...

Estimada poeta Úrsula, tudo bem?

Não sou escritor nem jornalista, mesmo assim sou-lhe grato por me chamar de escritor.

Sou apenas um advogado e blogueiro engajado na conquista e defesa Soberania do BRasil.

Cordiais Saudações,

O Claro

Úrsula Avner disse...

Muito obrigada meu caro escritor pela expressão de seu carinho em minhas páginas. Grande abraço.

O CLARO disse...

Nada a agradecer caríssima Úrsula, pois apenas constatamos que suas páginas são maravilhosas por mérito seu.

Apertado e caloroso abraço,

O Claro

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...