terça-feira, 9 de junho de 2009

Petrobras lança blog, mas informações imprecisas de O Globo são replicadas, por Izabela Vasconcelos e Sérgio Matsuura

Direto da Fonte do informativo@comuniquese.com.br

informativo@comunique-se.com.br



Petrobras lança blog, mas informações imprecisas de O Globo são replicadas

Izabela Vasconcelos e Sérgio Matsuura


O blog criado pela Petrobras para responder questionamentos de jornalistas foi reprovado num dos primeiros testes. O jornal O Globo publicou na semana passada a reportagem "Comunicação da Petrobras tem 1.150 pessoas". O número citado no próprio título é impreciso e a comparação que a matéria faz com a VALE é descabida. Mesmo assim, as informações repercutiram em veículos como a Folha de S.Paulo.

Publicada no dia 02/06, a reportagem de O Globo questiona a contratação da agência Companhia de Notícias (CDN) para reforçar a comunicação da estatal em meio à crise. A empresa está prestes a ser investigada por uma CPI por supostas irregularidades fiscais e em licitações.

“Todo mundo sabe que o setor de comunicação da Petrobras é gigantesco. Não é possível que não consigam organizar um grupo interno para gerenciar uma crise. Foi o que tentei mostrar, com dados, para não ser tendenciosa”, explicou a repórter Ramona Ordoñez, que assina a matéria no jornal carioca, em contato por telefone com a reportagem do Comunique-se.

Os números
A agência contratada pela Petrobras é especializada em atendimento à imprensa. Para essa função, a estatal conta com 11 profissionais, e não 1.150, como sugere o título da matéria. E aí ficam evidentes falhas dos dois lados: a Petrobras não informou que são 11 os profissionais. A reportagem, por sua vez, não destrincha os números, a começar pelo título.

O fato é que, afora os 11 jornalistas, os outros 1.139 são, sim, funcionários da comunicação da Petrobras, sendo que 400 da comunicação institucional. Os outros atuam nas áreas de publicidade, marcas, patrocínio, comunicação internacional, planejamento e responsabilidade social. Cerca de 70% deles estão espalhados por 28 unidades, fábricas ou refinarias, além de empresas independentes de grande porte — como Transpetro e Petrobras Distribuidora — em pelo menos oito países.

Num cenário como esse, a terceirização é, na maioria dos casos, necessária. “No setor público, de uma maneira geral, é raro terceirizar. Mas em empresas como Petrobras e Correios isso acontece, sim. Ainda mais a Petrobras, que lida com negócios de risco o tempo inteiro, como o petróleo", avalia João José Forni, professor de pós-graduação em comunicação pública de universidades de Brasília.

A comparação
Para fazer a comparação com a Petrobras, a reportagem de O Globo usa como parâmetro a VALE, seguindo critérios de lucro e nacionalidade entre as duas empresas. Mas uma atua no setor de energia e a outra, no de mineração. Além disso, na comparação entre empresas, o que se leva em conta normalmente é o faturamento, e não o lucro líquido.
De acordo com a revista norte-americana Fortune, a Petrobras faturou US$ 87 bilhões em 2008 e ocupa a 63ª posição no ranking "Global 500", que lista as maiores empresas do mundo. A VALE faturou quase três vezes menos e aparece no 235º lugar.

“A Petrobras é uma empresa única. Não deve ser comparada com outras empresas públicas. Ela tem características que exigem que ela seja diferente. O tipo de empresa que pode ser comparada com a Petrobras são as montadoras, pela dimensão, mas ainda não é a melhor comparação”, afirmou um especialista, que por atuar no serviço público preferiu não ter seu nome divulgado.

Se for imprescindível comparar, uma referência para a Petrobras seria, por exemplo, a Shell. Dona da 3º maior faturamento do mundo, a petrolífera conta com 650 funcionários em comunicação em todo o mundo. Nem por isso deixa de terceirizar serviços de comunicação com frequência.

Virou verdade
O próprio blog admite que a Petrobras não conteve a repercussão dos números. Um dos posts, intitulado "Um erro repetido mil vezes...", descreve a repercussão da matéria de O Globo na Folha e em outros veículos de peso.

Para acessar o blog "Fatos e Dados", clique aqui

Um comentário:

Valdemir Reis disse...

Amigo Fernando honrado e feliz por visitar este importante, belo e original espaço... Registro a minha imensa satisfação ao passar aqui, valeu! Parabéns pela excelente escolha do tema, ótimo texto, informativo e importante, grande contribuição. Quero compartilhar com você o poema abaixo de William Shakespeare
”Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade...
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida
companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração.”
Votos de um final de semana divertido e repleto de alegria. Muita prosperidade e bênçãos. Paz, luz, saúde e proteção. Felicidades, um fraterno e caloroso abraço. Fique com Deus.
Valdemir Reis

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...