quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Casagrande convida Petrobras e Inpe para debater compensação ambiental pela exploração do pré-sal. O CLARO: Por um desenvolvimento responsável!

Direto da Fonte do Site do Senador Renato Casagrande - PSB-ES

http://www.renatocasagrande.com.br/noticia.asp?codNoticia=588


09/09/2009

Casagrande convida Petrobras e Inpe para debater compensação ambiental pela exploração do pré-sal

Preocupado com as emissões de gases provocadas pela futura exploração do petróleo na camada pré-sal, o senador Renato Casagrande propôs, nesta terça-feira (8), a realização de uma audiência pública com membros da Petrobras e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais) na Comissão Mista de Mudanças Climáticas.

De acordo com o parlamentar, o combustível fóssil retirado da camada pré-sal gera três vezes mais gás carbônico do que o petróleo explorado atualmente. Por isso, é necessário usufruir os benefícios que a atividade vai proporcionar, mas sem deixar de se preocupar com o meio ambiente.

“É inegável que o pré-sal vai gerar benefícios para a nossa geração e as gerações futuras. Entretanto, não podemos deixar de nos preocupar com a emissão de gás carbônico, que será muito maior do que o que já ocorre agora. Por isso, temos que pensar numa forma de compensar o meio ambiente pelos danos que o pré-sal vai provocar, inevitavelmente. É necessário que a Petrobras e o Inpe falem sobre a política de compensação”, destacou Casagrande.

O parlamentar também apresentou um requerimento na mesma comissão convidando o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para falar sobre a Conferência de Partes (COP) da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Trata-se da COP15, evento que acontecerá em Copenhague, na Dinamarca, em dezembro deste ano para discutir os impactos provocados ao meio ambiente.

Casagrande também cobrou mais agilidade dos deputados para dar prosseguimento na tramitação da Política Nacional de Mudanças Climáticas, enviado ao Congresso pelo Executivo há quase um ano, mas que ainda está sem relator. O senador enfatiza que a participação de parlamentares brasileiros na COP15 se complica diante da lentidão na análise de uma política nacional. "Como vamos discutir medidas de combate às mudanças climáticas se não tratamos de questões internas ainda? O nosso plano nacional, enviado pelo Governo, está parado na Câmara. Precisamos, urgente, agilizar a tramitação deste projeto", destacou.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...