terça-feira, 22 de setembro de 2009

“Senado vai piorar em 2010″, prevê Cristovam para o Congresso em Foco. O CLARO: Tomara que Cristovam esteja redondamente enganado!!!

Direto da Fonte do Blog do Senador Cristovam Buarque - PDT-DF

http://cristovam.org.br/blog/?p=2955


“Senado vai piorar em 2010″, prevê Cristovam para o Congresso em Foco

domingo, 13 de setembro de 2009
Por Rudolfo

Em entrevista para o jornalista Sylvio Costa, do prestigiado site especializado em política Congresso em Foco, Cristovam fez uma previsão pessimista. Para ele, a crise do Senado pode fazer com que a bancada de senadores eleita em 2010 seja ainda pior que a atual. O raciocínio de Cristovam é que a decepção com o Congresso certamente será maior entre os eleitores mais esclarecidos. E esses eleitores elegem exatamente os melhores parlamentares, aqueles que dependem do chamado "voto de opinião". Os piores senadores elegem-se graças ao ainda vivíssimo "voto de cabresto". Para os eleitores desses senadores, se é boa ou não a atuação do Senado, importa muito menos. Assim, os eleitores mais esclarecidos, decepcionados com os senadores que escolheram nas últimas eleições, tendem a não reelegê-los.

“O voto de opinião é de quem não precisa vender o voto. O voto de cabresto é o voto de quem precisa, e vende. Vende em troca de camiseta, de emprego, de promessa de lote ou de outros benefícios. Não condeno quem faz isso. Acho que quem faz isso, dentro da sua perspectiva, está certo, porque não vê outra alternativa para obter emprego e renda”, analisa Cristovam.

O senador considera que essa situação deve fazer com que o perfil do Senado piore em qualidade. As maiores vítimas da decepção do eleitor, avalia Cristovam, deverão ser os senadores do PT, obrigados, por conveniência política, a se comportar de uma forma que pode ter contrariado seus eleitores.

Cristovam, porém, considera que a crise trará como ponto positivo maior controle e transparência nas atividades legislativas. "Do ponto de vista da qualidade dos senadores, acho que vai piorar. A melhora que vai ter é no comportamento, já que haverá restrições para atos secretos, nepotismo, passagens aéreas e outras questões. Portanto, vai ser um Senado pior, mas que agirá com mais cuidado”.

Mudança para valer, Cristovam considera que só virá com a revolução educacional que ele prega, combinada com uma reforma política radical.

“Fala-se da ética no comportamento, mas não se fala na ética das prioridades. A ética no comportamento envolve centenas de milhares de reais, a ética das prioridades envolve bilhões. Não podemos esquecer que vazamento de dinheiro por ineficiência é corrupção também. Só revendo as prioridades, podemos enfrentar todas as crises que precisamos superar: a crise ecológica, a crise econômica, a crise financeira e a maior de todas as crises, que é a crise educacional. Não traremos ética para o Congresso sem dar educação ao povo, e isso observamos em vários países. As nações com menos corrupção são geralmente as que têm o povo mais educado”, completa o senador.

Leia a íntegra da reportagem com Cristovam no site do Congresso em Foco:

www.congressoemfoco.com.br.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...